Evernote em Português

Para os jornalistas: caso você tenha dúvidas, por favor, contate-nos.
Para os usuários: algum problema usando Evernote? Contate-nos por meio do nosso time de atendimento ao consumidor (em inglês).

 
 
Como planejar suas compras de viagem com a ajuda da Evernote

image

Não costumo “viajar para fazer compras”, até porque meus destinos são, na maior parte do tempo, bem alternativos. Mas eventualmente acontece de precisar ou querer comprar algo nos Estados Unidos ou Europa em virtude da espantosa diferença de preços em relação ao Brasil.

Utilizo duas estratégias. Compro antes e durante a viagem.

Como?

Uma vez que você efetuou a reserva do seu hotel, é possível enviar encomendas para lá mesmo antes de sua chegada. Eu sugiro, entretanto, enviar um e-mail informando que você fará isso. Aproveite para perguntar qual o custo do serviço. Vários hotéis têm tabelas de preços para receber e guardar mercadorias. A taxa é pequena e eu particularmente nunca fui cobrado. Portanto, imagino que eles utilizam esse sistema de tabela de cobrança apenas para evitar abusos.

Nunca enviei encomendas para apartamentos reservados via Airbnb porque nunca coincidiu de eu querer comprar algo com antecedência em um viagens com hospedagem desse tipo. Mas eu faria o mesmo. Enviaria um e-mail para o dono do apartamento ou casa combinando tudo.

Muitas vezes compro antes por dois motivos. Normalmente comprar online é mais barato e também não quero gastar meu tempo de viagem “fazendo compras”.

Porém há itens que precisam ser vistos, tocados e experimentados. Nestes caos, pesquiso também tudo online e guardo as informações no Evernote. Em realidade, guardo as informações dos dois tipos de compra no Evernote. A medida que vou comprando (antes e durante a viagem), vou marcando como comprado.

Organizando as compras no Evernote

Dentro do Caderno do país eu crio uma Nota chamada “Compras da viagem” e nela começo a montar uma lista com os itens que desejo. Os itens, por sua vez são ligados a suas próprias Notas contendo mais detalhes e informações. Os que já leram o “Organizando a vida com o Evernote” sabem que tenho um Caderno chamado “Compras”. Portanto, os itens que descubro e desejo comprar vão indo para este Caderno havendo ou não uma viagem programada. É em realidade um caderno para compras genéricas. O que me interessa vai sendo arquivado lá para aquisição futura.

Por exemplo, há algum tempo fiquei interessado em uma nova Prensa Francesa em forma de copo de alumínio. Pesquisei no site da Bodum e criei uma Nota chamada “Bodum Travel Press” que pode ser vista abaixo.

Bodum Travel Press

Depois, no caderno “Compras da viagem” eu precisei apenas incluir uma caixa de de tarefa (vide imagem abaixo) e ao lado dela escrevi “Bodum Travel Press”. Depois utilizei o recurso de conectar Notas com links (aprenda como no vídeo no final do artigo) e assim comecei a criar minha lista de compras dinâmica para a próxima viagem aos Estados Unidos.

Nota "Compras da viagem"

Sempre utilizo a caixa de tarefas pois assim posso ir marcando o que já comprei e enviei para o hotel antes da viagem. E durante a viagem vou fazendo o mesmo. Como compro poucas coisas, minha lista é uma só, mas caso queira ser mais organizado que eu, sugiro criar uma divisão dentro da Nota “Compras da viagem”. Uma lista com itens para compras pré e outra para durante a viagem.

Gostou? Quer aprender mais a respeito do uso do Evernote no planejamento de viagens? Adquira meu livro “Planejando viagens com o Evernote®“.

Dica

Percebeu que na Nota “Bodum Travel Press” há um link para o site da Bodum? Ao clicar você será remetido à página específica daquele produto no site. Como eu fiz isso? Há duas formas.

Ao criar a Nota usando o Web Clipper ou o Clearly o endereço é incluído automaticamente. Mas caso tenha criado a Nota manualmente é possível clicar no “i” para ver informações daquela Nota e editar o que deseja. Por exemplo, você pode copiar o link com o endereço do site e colar no campo URL.

Editando informações da Nota

Boas compras!

Segue o Vladimir Campos em @vladcamposhttp://vladcampos.com/.

  1. adrianosoares reblogged this from evernote-br
  2. evernote-br posted this